DASN SIMEI 2022: O que é e qual o prazo de declaração

Fonte: https://blog.bling.com.br/

Microempreendedor Individual (MEI), deve conhecer o processo e prazos da DAS MEI para estar sempre em dia com o negócio e com a Receita Federal. Neste artigo, separamos as principais informações sobre o prazo para a declaração anual referente ao ano de 2021 para estar em dia com os impostos MEI. Confira!

O que é a DASN SIMEI?

A DASN SIMEI é a Declaração Anual de Faturamento do Microempreendedor Individual, participante do regime tributário do Simples Nacional

Uma maneira formal do MEI apresentar anualmente o faturamento total do negócio, para comprovar que está dentro do limite da categoria e prestar contas com o governo. Todo mês o MEI faz o pagamento da guia DAS, a fim de contribuir com a previdência e recolher impostos como ISS (Imposto sobre Serviços) e/ou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

A partir das guias pagas e das notas fiscais emitidas é que se faz a DASN MEI. 

Qual o prazo do DASN SIMEI?

A declaração DASN SIMEI deve ser entregue até 31 de maio, referente ao exercício fiscal do ano anterior.  

Ano de referência da declaração DASN SIMEI: prazo
2020 31 de maio de 2022

Quem precisa enviar a DASN SIMEI?

Todo MEI que estava com o CNPJ ativo em 31 de dezembro de 2021, precisa enviar a declaração MEI anual. É importante destacar que é preciso fazer a declaração mesmo se não houve faturamento no ano fiscal anterior.

Em caso de fechamento da empresa também é preciso enviar a DASN SIMEI pelos meses de funcionamento do negócio. Já para MEI cancelado, existe um documento que chama DASN SIMEI de extinção – encerramento no Portal do Simples Nacional.

Neste ano, a declaração ainda será sobre o limite de faturamento MEI referente a 2021, ou seja, R$81 mil reais. 
O Microempreendedor Individual (MEI), deve conhecer o processo e prazos da DAS MEI para estar sempre em dia com o negócio e com a Receita Federal.

Como fazer a declaração DASN SIMEI?

O processo para fazer a DASN MEI 2022 é descomplicado, confira o passo a passo: 

  • PASSO 1

Em primeiro lugar, é importante o MEI fazer um relatório com as receitas obtidas em cada mês que ele for declarar. Isso facilita a visualização e a organização das informações na hora de preencher o formulário oficial.

  • PASSO 2

Antes de começar a declaração, é necessário conferir o valor das notas fiscais para não acontecer um eventual problema devido às discrepâncias no valor real e o da DASN Simei.

  • PASSO 3

Com as informações organizadas, basta acessar o site do Simples Nacional e clicar no botão “DASN SIMEI” que está no canto direito da página, dentro de uma caixa chamada “Serviços mais procurados”.

Depois de informar seu CNPJ, você recebe acesso a um pequeno formulário pedindo os valores do faturamento da empresa no ano anterior. É só preencher com as informações que você já separou e sua declaração anual foi concluída e enviada para a Receita Federal.

O que precisa declarar na DASN SIMEI 2022?

Para declarar o DASN SIMEI referente a 2021, você deve considerar que o seu prazo acabará em 31 de maio de 2022. Se organize e entenda que, neste lançamento, deverá constar o seu faturamento total anual, preenchendo o campo “Valor da Receita Bruta Total”.

Valor da Receita Bruta Total significa o quanto de dinheiro seu negócio ganhou dentro de um período de tempo determinado. Nesse caso da DASN SIMEI, é o valor cheio do faturamento anual que seu negócio obteve durante o ano passado

Perdi o prazo da declaração. O que acontece se atrasar o DASN SIMEI?

Quando um MEI perde o prazo de entrega da DASN SIMEI, ele fica obrigado a pagar uma multa no valor R$ 50, ou de 2% ao mês, com base no valor declarado na DASN SIMEI.

Declaração do MEI: resumo

A DASN SIMEI ou Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual, é uma obrigação que todo MEI deve cumprir. É uma forma de compilar as informações de todas as vendas e serviços prestados referente ao ano em questão. 

O Empreendedor precisa informar o valor das vendas com e sem nota fiscal durante o ano e com essa apresentação se mantém em dia com as obrigações fiscais e a Receita Federal. 

Entenda mais sobre quem pode ser MEI para poder se informar sobre obrigatoriedades e também os benefícios de se enquadrar nesta categoria. 

Produto hospitalar e médico. Saiba mais